Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 15/03/1997-02/04/1990 (Creation)
Level of description
Extent and medium
Negativos fotográficos com suporte flexível em acetato, formato 135, totalizando 9,8 metros lineares
Context area
Name of creator
Biographical history
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Pedro Jorge Simon, nascido na cidade de Caxias do Sul em 31 de janeiro de 1930, no estado gaúcho, foi governador, senador e deputado estadual. Filho de Jorge Simon com Jalila Simon, seu pai, imigrante libanês, chegou ao Brasil na década de 20. Em 1953, a família Simon transfere-se para a capital gaúcha, tendo Pedro, durante toda a sua jornada como estudante, posição de liderança junto aos movimentos estudantis. Já formado em Direito, em 1959 elegeu-se vereador em sua cidade de nascimento, pelo Partido Trabalhista Brasileiro. Neste mandato, inaugurou a Comissão Municipal de Amparo ao Menor Abandonado, resultando na construção do primeiro abrigo infantil no interior do Rio Grande do Sul. Um ano antes do golpe do regime ditatorial militar, em 1963, elegeu-se como deputado estadual, assumindo a liderança da bancada do PTB na Assembleia por indicação de Siegfried Heuser. A partir da promulgação do Ato Institucional nº2 (AI-2), que estabelecia o sistema bipartidário, Simon auxiliou no planejamento do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em tese o partido de oposição ao governo antidemocrático. Em decorrência da perseguição política, Siegfried Heuser teve seu mandato cassado, recaindo sob Simon a ocupação de presidente do diretório regional gaúcho. Em 78, elege-se senador pelo seu estado de origem, requerendo a retomada do Estado Democrático, reorganizando o sistema partidário nacional. Conforme a quebra da aparelhagem do bipartidarismo, Simon reestrutura o partido, culminando no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), atual MDB, sucedendo a presidência da novíssima conjuntura gaúcha e eleito como secretário-geral da executiva do partido. Coerente com a reestruturação política, as eleições diretas retornam ao cotidiano público, a figura de Pedro Simon é encabeçada a disputar o governo do estado do Rio Grande do Sul pelo PMDB, no entanto o caxiense é derrotado pelo candidato do Partido Democrático Social (PDS), Jair Soares, em 1984. Em 1986, entra na disputa pela eleição do governador do Rio Grande do Sul contra o adversário da Aliança Popular, formada entre PDT e PDS, Aldo Pinto. Eleito, investiu na construção de estradas no estado e na reestruturação do serviço público. Na década de 1990, afastou-se do cargo para tentar reeleger-se senador, obtendo êxito. Após exercer o seu quarto mandato como senador em 2015, Pedro Simon aposentou-se de sua jornada política, embora trabalhe internamente do MDB como conselheiro.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Generated finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
Elaboração da primeira versão: abril de 2024.
Language(s)
Script(s)
Sources
MDB. Site institucional. Relatório de inserções 2020. Rio Grande do Sul: 2020. Disponível em: https://www.mdb-rs.org.br/?pedro_simon#galmom
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Simon, Pedro. [Rio de Janeiro: s.d.]. Disponível em: https://www18.fgv.br/CPDOC/acervo/dicionarios/verbete-biografico/simon-pedro. Acesso em: 23 abr. 2024.
RIO GRANDE DO SUL. Palácio Piratini. Galeria dos ex-governantes. Porto Alegre: [2022?]. Disponível em: https://www.palaciopiratini.rs.gov.br/memorial-dos-ex-governadores-do-rio-grande-do-sul. Acesso em: 23 abr. 2024.
Archivist's note
Pesquisa: Andrey Kevin Argenti da Silva, graduando em História; José Marcelo Mendes Ribeiro, Historiador; Maria Eduarda Graciolli Maidana, graduanda em História; Vivian Eiko Fujisawa, Arquivista.
Descrição elaborada por Vivian Eiko Fujisawa, Arquivista, e revisada por Estela Machado Winter Galmarino, Historiadora, e Laura Arce, Arquivista.