Nascido em Caxias do Sul no ano de 1949, Germano Antônio Rigotto formou-se em Odontologia e Direito, ambos na Universidade Federal Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre. Nesse período estudantil, atuou na diretoria dos centros acadêmicos Othon… read more
Nascido em Caxias do Sul no ano de 1949, Germano Antônio Rigotto formou-se em Odontologia e Direito, ambos na Universidade Federal Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre. Nesse período estudantil, atuou na diretoria dos centros acadêmicos Othon Silva e André da Rocha.
Em 1976, Rigotto inicia sua trajetória política, sendo eleito o vereador mais votado em sua cidade natal, pelo extinto Movimento Democrático Brasileiro (MDB). No ano de 1982, Rigotto é eleito deputado estatual, assumindo também o cargo de Presidente das Comissões do Parlamento do Rio Grande do Sul e integrando a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Na eleição estadual seguinte, 1986, é reeleito deputado estadual. Na década de 90, atua na Câmara Federal por três mandatos consecutivos, destacando-se por ter sido o relator da Lei Rouanet, de fomento à cultura, e do Programa Renda Mínima, proposta de seguridade social.
Em novembro de 2002, Germano Antônio Rigotto foi eleito governador do Rio Grande do Sul pelo PMDB. O seu mandato de quatro anos é marcado pela queda da taxa de mortalidade infantil, sendo a menor de todos os estados regionais, além do reconhecimento pela UNESCO da qualidade do ensino básico gaúcho.
read less