Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1920 - 1936 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Papel,textual
0,28 metros lineares
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A subsérie é formada por tipologias referentes diretamente à atividade de exploração das jazidas carboníferas sob concessão da CCR. Fazem parte as seguintes tipologias: Demonstrativos de Despesas/Pa-gamentos, Relatórios de Movimentação do Carvão, Mapas de Extração do Carvão, Listas de Cargas e Guias de Expedição.
Os Demonstrativos de Despesas/Pagamentos abrangem o período de 1921 a 1936, registrando despesas e pagamentos feitos às Minas do Butiá e do Leão, e ao Poço Borges de Medeiros, de propriedade da Companhia Carbonífera Rio Grandense. Relacionadas à exploração, as temáticas são variadas, e constam, dentre outras, em resumos do movimento do carvão; relações de carvão extraído e pontos dos funcionários no subsolo; contas de capital de edifícios e da Vila dos Operários; contas de material de custeio como as de linhas telefônicas e construção de casas na Mina; despesas gerais e eventuais; material fornecido a terceiros; despesas com pessoal; receitas de aluguéis de casas e da Caixa de Socorro; mapas mensais da exploração do Poço Borges de Medeiros e estatísticas do carvão depositado no chão pela Companhia no Porto Coronel Carvalho, assim como contas de custeio e pagamentos efetuados a este Porto, e pagamentos feitos à Cooperativa das Minas do Butiá. Em relação à Mina do Leão, consta a fabricação de pólvora nesse local, incluindo, também, a movimentação do Poço Wenceslau Braz: suas folhas de pagamento de mão de obra e da administração.
O Relatório de Movimentação do Carvão aponta suscintamente, a quantidade de carvão extraída nas minas
administradas pela CCR em determinados períodos de tempo. Situação similar é encontrada na tipologia Mapa de Extração, que mapeia a produtividade nos poços Wenceslau Braz e nas Minas do Leão.
Os Mapas de Extração do Carvão fornecem, a partir de 1931 até 1934, a movimentação diária da extração nos Poços, incluindo nestas atividades os pontos do subsolo com especificações sobre a extração escolhida; extração moinha; consumo graúdo; consumo moinha; moinha posta fora; e pedra de escolha.
A Lista de Cargas aponta para a relação de carregamentos destinados ao Porto Coronel Carvalho em direção a Porto Alegre.
O Guia de Expedição refere-se a documentos em curto período do ano de 1920, destinados a descrever materiais e carvão expedido da CCR ao Porto Coronel Carvalho.
As Tabelas de Transporte indicam os registros de transporte para a extração do carvão.
Extração/Outros informam o controle de registros de extração variados.