Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1917 - 1936 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Papel
1,08 metros lineares
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A série Escritório de Contabilidade dá conta de documentos produzidos e/ou acumulados pela divisão de mesmo nome da Companhia Carbonífera Rio-grandense. Basicamente, o Escritório pode ser identificado como o organismo responsável pelo controle financeiro-contábil da CCR, seja através da reunião de documentos que certificam e provam pagamentos e recebimentos da companhia, seja por via da correspondência entre o Escritório e outras seções da empresa, e está composta pelas tipologias documentais Cartas; Recibos Notas e Faturas; Livro/Boletim de Caixa; Balancete; Ordem de Pagamento; Demonstrativo de Pagamentos; Registro de Pagamentos Fornecedores; Duplicatas a Pagar.
• Cartas:
É composta por correspondências entre o responsável pelo Escritório de Contabilidade (contador) e outros setores administrativos da CCR. Basicamente, as cartas elencam e comentam balanços, lucros, dividendos e saldos a pagar no âmbito financeiro-contábil da companhia. Algumas cartas trazem ainda informações a respeito de saldos devedores a operários, incluindo vítimas de acidentes de trabalho. Como anexo de cartas enviadas pelo mesmo departamento, constam autorizações de pagamento, guias de recebimento, duplicatas e folhas de pagamento da Caixa de Aposentadorias e Pensões.
• Recibos, Notas e Faturas:
É composta por documentos que comprovam o pagamento e o recebimento de valores por materiais e serviços comprados, contratados ou prestados na Mina do Leão, nas Minas de Butiá e na Estrada de Ferro do Jacuhy.
• Livro/ Boletim de Caixa:
Elencam registros sobre o fluxo das contas da Companhia Carbonífera Riograndense, sobretudo no que tange às “entradas” e “saídas” de valores e ao emprego dos mesmos em gastos apontados na documentação.
• Balancetes:
Registram a informação resumida a respeito do custo e dos ganhos da companhia nas atividades-meio e atividades-fim relativas à exploração do carvão.
• Ordens de Pagamento:
Traz consigo documentos de caráter contábil nos quais se registram o pagamento por serviços prestados.
• Demonstrativo de Pagamentos:
Por sua vez, cumpre a função de extrato e recibo de pagamentos efetuados pela companhia internamente.
• Registro de Pagamentos Fornecedores:
Comprovam os pagamentos realizados pela CCR a seus fornecedores, em geral responsáveis pelos materiais utilizados pela companhia.
• Duplicatas a pagar:
Abrangem os vencimentos no período de 1929 a 1932, constando data e número da fatura; fornecedores; Praça, como as de São Jerônimo, Porto Alegre, Arroio dos Ratos, Sapiranga, Rio Grande, Taquara, Montenegro, Novo Hamburgo, Santa Cruz e São Leopoldo; endereço; valor; dia do vencimento e observações.
• Relação de móveis e utensílios Minas do Leão:
Registro da maioria dos móveis e utensílios utilizados nas Minas de Leão.