Série BR RSMC 03.03 - Almoxarifado

Área de identificação

Código de referência

BR RSMC 03.03

Título

Almoxarifado

Data(s)

  • 1921 - 1936 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

Papel,textual
0,36 metros lineares

Área de contextualização

Nome do produtor

Entidade custodiadora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A série Almoxarifado apresenta documentos relacionados ao setor responsável pelo armazenamento e distribuição de materiais utilizados na extração e no transporte do carvão obtido pela CCR nas minas de Butiá e Leão. O setor centralizava a remessa de ferramentas, explosivos, equipamento para os mineiros e toda maquinaria necessária para a atividade mineira na região. Sua posição de centralidade na lógica da mineração pode ser percebida na documentação acumulada pelo setor e dividida nas seguintes tipologias: Guia de Remessa; Relação de Material Fornecido; Registro de Entrada de Materiais; Registro de Saída de Materiais; Balancetes de Exploração (Poço Borges de Medeiros); Demonstrativo de Despesas; Faturas de Material Fornecido.

• Guia de Remessa:
Registra o material enviado do Almoxarifado a distintos setores da exploração carbonífera pela CCR. A documentação relaciona faturas e pedidos, além de permitir ver o fluxo de materiais utilizados pela companhia entre 1921 e 1936.

• Relação de Material Fornecido:
Registra, de forma resumida os materiais fornecidos pelo Almoxarifado aos demais setores da empresa, servindo ainda como controle interno de entrada e saída de materiais do setor.

• Registro de Entrada de Materiais:
Os documentos são compostos por um livro borrão de entrada de mercadorias, entre os anos de 1924-1929, relacionando desde giz em pedra, vidros, fechaduras, espoletas e dinamite, até pacotes de sapatos e gêneros alimentícios.

• Registro de Saída de Materiais:
Consta em um livro mensal das saídas de material; contas de custeio e capital; fornecimentos, dentre outros, a mineiros, à Estrada de Ferro Jacuhy; ao Cabo Aéreo: à Villa Operária; e Caixa Beneficente, conforme os balancetes realizados e os saldos existentes na data, entre os anos de 1930 e 1936.

• Balancetes de Exploração (Poço Borges de Medeiros):
Fornecem um mapeamento amplo de todos os setores e atividades da Companhia envolvidos na extração do carvão realizada no Poço Borges de Medeiros, demonstrando, com isso, suas continuidades, inovações e rupturas, quer em setores ou funções, nos anos de 1922-1923 e 1931-1932. Para tal, fornecem as relações de materiais fornecidos para
as diversas atividades exercidas na Mina, constando, dentre outras, de contas de custeio e de capital, e de contas de terceiros, incluídas nestas a Estrada de Ferro Jacuhy; Caixa Beneficente; Villa Operária; Olaria; Fábrica de Pólvora; Fundição de Ferro e Bronze. Os Balancetes voltados especificamente à exploração do Poço Borges de Medeiros relacionam o Custeio; com as folhas da Administração, do Escriptório e do Almoxarifado; e a Mão de Obra, elencando as despesas com as folhas de oficina mecânica; eletricidade; usina; caldeiras; guincho; ferraria; carpintaria; serra circular; recebedoria; escolha e carregamento; descarga de Pedra; locomotiva de manobra; polícia, diversos; subsolo; mineiros; materiais fornecidos pelo Almoxarifado. Anexo às relações, encontram-se os valores referentes à Divisão do Preço do Carvão feitos em relatórios mensais, discriminando as importâncias gastas com a mão de obra e materiais de superfície e subsolo.

• Demonstrativos de Despesas:
Tratam dessas que são levadas à conta de capital da Companhia Carbonífera Rio Grandense, entre março e novembro de 1928, referindo-se às novas instalações; ar comprimido; mudança da caldeira Keller; sondagens e Poço de Ventilação no 2, informando as importâncias gastas com mão de obra e materiais e os totais das despesas.

• Faturas de Material Fornecido:
Elenca os documentos probatórios a respeito das compras efetuadas pelo Almoxarifado da CCR. Algumas faturas são acompanhadas por contas de custeio e relatórios de gastos, destinados a resumir os valores gastos ou empregados na estocagem de materiais pelo Almoxarifado.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso