Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1921 - 1936 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Papel,textual
0,36 metros lineares
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A série Almoxarifado apresenta documentos relacionados ao setor responsável pelo armazenamento e distribuição de materiais utilizados na extração e no transporte do carvão obtido pela CCR nas minas de Butiá e Leão. O setor centralizava a remessa de ferramentas, explosivos, equipamento para os mineiros e toda maquinaria necessária para a atividade mineira na região. Sua posição de centralidade na lógica da mineração pode ser percebida na documentação acumulada pelo setor e dividida nas seguintes tipologias: Guia de Remessa; Relação de Material Fornecido; Registro de Entrada de Materiais; Registro de Saída de Materiais; Balancetes de Exploração (Poço Borges de Medeiros); Demonstrativo de Despesas; Faturas de Material Fornecido.
• Guia de Remessa:
Registra o material enviado do Almoxarifado a distintos setores da exploração carbonífera pela CCR. A documentação relaciona faturas e pedidos, além de permitir ver o fluxo de materiais utilizados pela companhia entre 1921 e 1936.
• Relação de Material Fornecido:
Registra, de forma resumida os materiais fornecidos pelo Almoxarifado aos demais setores da empresa, servindo ainda como controle interno de entrada e saída de materiais do setor.
• Registro de Entrada de Materiais:
Os documentos são compostos por um livro borrão de entrada de mercadorias, entre os anos de 1924-1929, relacionando desde giz em pedra, vidros, fechaduras, espoletas e dinamite, até pacotes de sapatos e gêneros alimentícios.
• Registro de Saída de Materiais:
Consta em um livro mensal das saídas de material; contas de custeio e capital; fornecimentos, dentre outros, a mineiros, à Estrada de Ferro Jacuhy; ao Cabo Aéreo: à Villa Operária; e Caixa Beneficente, conforme os balancetes realizados e os saldos existentes na data, entre os anos de 1930 e 1936.
• Balancetes de Exploração (Poço Borges de Medeiros):
Fornecem um mapeamento amplo de todos os setores e atividades da Companhia envolvidos na extração do carvão realizada no Poço Borges de Medeiros, demonstrando, com isso, suas continuidades, inovações e rupturas, quer em setores ou funções, nos anos de 1922-1923 e 1931-1932. Para tal, fornecem as relações de materiais fornecidos para
as diversas atividades exercidas na Mina, constando, dentre outras, de contas de custeio e de capital, e de contas de terceiros, incluídas nestas a Estrada de Ferro Jacuhy; Caixa Beneficente; Villa Operária; Olaria; Fábrica de Pólvora; Fundição de Ferro e Bronze. Os Balancetes voltados especificamente à exploração do Poço Borges de Medeiros relacionam o Custeio; com as folhas da Administração, do Escriptório e do Almoxarifado; e a Mão de Obra, elencando as despesas com as folhas de oficina mecânica; eletricidade; usina; caldeiras; guincho; ferraria; carpintaria; serra circular; recebedoria; escolha e carregamento; descarga de Pedra; locomotiva de manobra; polícia, diversos; subsolo; mineiros; materiais fornecidos pelo Almoxarifado. Anexo às relações, encontram-se os valores referentes à Divisão do Preço do Carvão feitos em relatórios mensais, discriminando as importâncias gastas com a mão de obra e materiais de superfície e subsolo.
• Demonstrativos de Despesas:
Tratam dessas que são levadas à conta de capital da Companhia Carbonífera Rio Grandense, entre março e novembro de 1928, referindo-se às novas instalações; ar comprimido; mudança da caldeira Keller; sondagens e Poço de Ventilação no 2, informando as importâncias gastas com mão de obra e materiais e os totais das despesas.
• Faturas de Material Fornecido:
Elenca os documentos probatórios a respeito das compras efetuadas pelo Almoxarifado da CCR. Algumas faturas são acompanhadas por contas de custeio e relatórios de gastos, destinados a resumir os valores gastos ou empregados na estocagem de materiais pelo Almoxarifado.