Mostrando 75 resultados

Descrições
65 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais
Caixa de aposentadorias e pensões
BR RSMC 03.06 · Série · 1933 - 1940
Parte de Companhia Carbonífera Riograndense (CCR)

A Série Caixa de aposentadoria e pensões está composta por documentos relacionados a esta entidade criada para dar assistência aos trabalhadores, e fazem parte as seguintes tipologias: Cartas; Atestados; e Relação de medicamentos para aposentados.

Companhia Carbonífera Rio Grandense (CCR)
F. Segura & CIA. Ltda.
BR RSMC 03.05 · Série · 1930 - 1936
Parte de Companhia Carbonífera Riograndense (CCR)

A Série F. Segura & CIA LTDA relaciona-se com o envio de mercadorias pelos armazéns desta empresa aos trabalhadores vinculados à Companhia Carbonífera Rio Grandense, e está composta pelas Tipologias Faturas; Relações de Fornecimento; Folhas de Pagamento; Registro do Movimento de estampilhas vendas mercantis; e Registro de vendas e pagamento de impostos.

• Faturas:
Reúne dados contábeis mensais de fornecimentos aos mineiros; pessoal da mina e patrões de mineiros, constando também duplicatas, recibos e notas aceca das mercadorias enviadas pelos Armazéns da F. Segura & CIA LTDA. Constam informações como listas e relações de atrasos e de devedores à Companhia, e relações mensais de forneci-
mentos ao pessoal da Estrada de Ferro Jacuhy e do Cabo Aéreo pelo seu armazém, em itens como fazendas, secos e molhados, ferragens, tintas e miudezas.

• Relações de Fornecimento:
Referem-se à década de 1930, até 1936, e se dirigem ao pessoal da mina; aos mineiros; ao pessoal da Companhia Carbonífera Rio Grandense e aos patrões de mineiros, individualizando os compradores e devedores da F. Segura, ao fornecer o número da chapa do trabalhador; seu nome; os débitos e observações acerca da pessoa mencionada.

• Folhas de Pagamento:
Lista os empregados da F. Segura & CIA LTDA no mês de fevereiro de 1935, constando os nomes dos trabalhadores, as importâncias de seus ordenados; suas despesas e saldos.

• Registro do Movimento de estampilhas vendas mercantis:
Documentos utilizados para o controle de vendas e movimentação de estampilhas para o registro de atividades mercantis.

• Registro de vendas e pagamento impostos:
Documentos com listados e de pagamentos de imposto em função da comercialização e venda de produtos.

Escolha e carregamento
BR RSMC 03.04 · Série · 1933 - 1937
Parte de Companhia Carbonífera Riograndense (CCR)

Dossiê Cabo Aéreo:

O Dossiê reúne documentos entre 1933 e 1937, versando sobre as mais diversas atividades a sua construção, do cabo aéreo, como listas de ferramentas normais e especiais para sua montagem, incluindo fornecedores estrangeiros; cartas de fornecedores para o diretor-presidente da Companhia Carbonífera Rio-Grandense no Rio de Janeiro; memorandos para contagem de dias úteis de serviço para sua construção; orçamentos e notas de serviços executados pelos fornecedores;
correspondências entre a Companhia e o Porto do Conde; e desenhos de maquinários referentes às locomotivas nas Minas do Butiá.

Informações normativas, regulamentares e contratuais também compõem a documentação, como o Edital da Secretaria do Estado dos Negócios de Obras Públicas sobre imóveis particulares a serem desapropriados e indenizações a pagar, e acordos para indenizações à firma construtora por empecilhos havidos à realização das obras. No mesmo sentido, contratos entre a Companhia Carbonífera Rio-Grandense e a firma Barcellos & CIA LTDA para a construção das obras de cimento armado do Silo e Estação de Descarga de Carvão do transportador aéreo, assim como propostas à Carbonífera Rio-Grandense para o reinicio das obras, no ano de 1936.

Dossiê Sociedade Anônima Martinell:

Reúne documentos cujas informações se relacionam com as atividades desta Sociedade com a Companhia Carbonífera Riograndense no que diz respeito ao escoamento da produção carbonífera na região.

Almoxarifado
BR RSMC 03.03 · Série · 1921 - 1936
Parte de Companhia Carbonífera Riograndense (CCR)

A série Almoxarifado apresenta documentos relacionados ao setor responsável pelo armazenamento e distribuição de materiais utilizados na extração e no transporte do carvão obtido pela CCR nas minas de Butiá e Leão. O setor centralizava a remessa de ferramentas, explosivos, equipamento para os mineiros e toda maquinaria necessária para a atividade mineira na região. Sua posição de centralidade na lógica da mineração pode ser percebida na documentação acumulada pelo setor e dividida nas seguintes tipologias: Guia de Remessa; Relação de Material Fornecido; Registro de Entrada de Materiais; Registro de Saída de Materiais; Balancetes de Exploração (Poço Borges de Medeiros); Demonstrativo de Despesas; Faturas de Material Fornecido.

• Guia de Remessa:
Registra o material enviado do Almoxarifado a distintos setores da exploração carbonífera pela CCR. A documentação relaciona faturas e pedidos, além de permitir ver o fluxo de materiais utilizados pela companhia entre 1921 e 1936.

• Relação de Material Fornecido:
Registra, de forma resumida os materiais fornecidos pelo Almoxarifado aos demais setores da empresa, servindo ainda como controle interno de entrada e saída de materiais do setor.

• Registro de Entrada de Materiais:
Os documentos são compostos por um livro borrão de entrada de mercadorias, entre os anos de 1924-1929, relacionando desde giz em pedra, vidros, fechaduras, espoletas e dinamite, até pacotes de sapatos e gêneros alimentícios.

• Registro de Saída de Materiais:
Consta em um livro mensal das saídas de material; contas de custeio e capital; fornecimentos, dentre outros, a mineiros, à Estrada de Ferro Jacuhy; ao Cabo Aéreo: à Villa Operária; e Caixa Beneficente, conforme os balancetes realizados e os saldos existentes na data, entre os anos de 1930 e 1936.

• Balancetes de Exploração (Poço Borges de Medeiros):
Fornecem um mapeamento amplo de todos os setores e atividades da Companhia envolvidos na extração do carvão realizada no Poço Borges de Medeiros, demonstrando, com isso, suas continuidades, inovações e rupturas, quer em setores ou funções, nos anos de 1922-1923 e 1931-1932. Para tal, fornecem as relações de materiais fornecidos para
as diversas atividades exercidas na Mina, constando, dentre outras, de contas de custeio e de capital, e de contas de terceiros, incluídas nestas a Estrada de Ferro Jacuhy; Caixa Beneficente; Villa Operária; Olaria; Fábrica de Pólvora; Fundição de Ferro e Bronze. Os Balancetes voltados especificamente à exploração do Poço Borges de Medeiros relacionam o Custeio; com as folhas da Administração, do Escriptório e do Almoxarifado; e a Mão de Obra, elencando as despesas com as folhas de oficina mecânica; eletricidade; usina; caldeiras; guincho; ferraria; carpintaria; serra circular; recebedoria; escolha e carregamento; descarga de Pedra; locomotiva de manobra; polícia, diversos; subsolo; mineiros; materiais fornecidos pelo Almoxarifado. Anexo às relações, encontram-se os valores referentes à Divisão do Preço do Carvão feitos em relatórios mensais, discriminando as importâncias gastas com a mão de obra e materiais de superfície e subsolo.

• Demonstrativos de Despesas:
Tratam dessas que são levadas à conta de capital da Companhia Carbonífera Rio Grandense, entre março e novembro de 1928, referindo-se às novas instalações; ar comprimido; mudança da caldeira Keller; sondagens e Poço de Ventilação no 2, informando as importâncias gastas com mão de obra e materiais e os totais das despesas.

• Faturas de Material Fornecido:
Elenca os documentos probatórios a respeito das compras efetuadas pelo Almoxarifado da CCR. Algumas faturas são acompanhadas por contas de custeio e relatórios de gastos, destinados a resumir os valores gastos ou empregados na estocagem de materiais pelo Almoxarifado.

Escritório de contabilidade
BR RSMC 03.02 · Série · 1917 - 1936
Parte de Companhia Carbonífera Riograndense (CCR)

A série Escritório de Contabilidade dá conta de documentos produzidos e/ou acumulados pela divisão de mesmo nome da Companhia Carbonífera Rio-grandense. Basicamente, o Escritório pode ser identificado como o organismo responsável pelo controle financeiro-contábil da CCR, seja através da reunião de documentos que certificam e provam pagamentos e recebimentos da companhia, seja por via da correspondência entre o Escritório e outras seções da empresa, e está composta pelas tipologias documentais Cartas; Recibos Notas e Faturas; Livro/Boletim de Caixa; Balancete; Ordem de Pagamento; Demonstrativo de Pagamentos; Registro de Pagamentos Fornecedores; Duplicatas a Pagar.

• Cartas:
É composta por correspondências entre o responsável pelo Escritório de Contabilidade (contador) e outros setores administrativos da CCR. Basicamente, as cartas elencam e comentam balanços, lucros, dividendos e saldos a pagar no âmbito financeiro-contábil da companhia. Algumas cartas trazem ainda informações a respeito de saldos devedores a operários, incluindo vítimas de acidentes de trabalho. Como anexo de cartas enviadas pelo mesmo departamento, constam autorizações de pagamento, guias de recebimento, duplicatas e folhas de pagamento da Caixa de Aposentadorias e Pensões.

• Recibos, Notas e Faturas:
É composta por documentos que comprovam o pagamento e o recebimento de valores por materiais e serviços comprados, contratados ou prestados na Mina do Leão, nas Minas de Butiá e na Estrada de Ferro do Jacuhy.

• Livro/ Boletim de Caixa:
Elencam registros sobre o fluxo das contas da Companhia Carbonífera Riograndense, sobretudo no que tange às “entradas” e “saídas” de valores e ao emprego dos mesmos em gastos apontados na documentação.

• Balancetes:
Registram a informação resumida a respeito do custo e dos ganhos da companhia nas atividades-meio e atividades-fim relativas à exploração do carvão.

• Ordens de Pagamento:
Traz consigo documentos de caráter contábil nos quais se registram o pagamento por serviços prestados.

• Demonstrativo de Pagamentos:
Por sua vez, cumpre a função de extrato e recibo de pagamentos efetuados pela companhia internamente.

• Registro de Pagamentos Fornecedores:
Comprovam os pagamentos realizados pela CCR a seus fornecedores, em geral responsáveis pelos materiais utilizados pela companhia.

• Duplicatas a pagar:
Abrangem os vencimentos no período de 1929 a 1932, constando data e número da fatura; fornecedores; Praça, como as de São Jerônimo, Porto Alegre, Arroio dos Ratos, Sapiranga, Rio Grande, Taquara, Montenegro, Novo Hamburgo, Santa Cruz e São Leopoldo; endereço; valor; dia do vencimento e observações.

• Relação de móveis e utensílios Minas do Leão:
Registro da maioria dos móveis e utensílios utilizados nas Minas de Leão.